O termo Nazi é um acrónimo do nome do partido (vem de National Sozialist) ou Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich.
O Ditador deste regime era Adolf Hitler, que escreveu o livro “Mein Kampf” (A minha luta), enquanto esteve preso, desenvolveu as suas teorias políticas em que considerava a democracia como uma força destabilizadora; que a raça ariana é uma "raça-mestra", superior a todas as outras, os alemães tinham de ser altos, loiros, não podiam ter deficiências físicas, etc.; que os povos de língua alemã tinham de ser unificados; que havia objectivos e vontades que não eram conseguidos senão através da força, etc.. As origens do Nazismo são o nacionalismo, o anti-semitismo, o corporativismo, o totalitarismo, o racismo, entre outros.
Ora, os soldados alemães do exército da altura, a quem tinham de obedecer e respeitar sem qualquer contestação, ao estarem mergulhados naquelas ideologias e estarem a ser ensinados para viver segundo essas origens, não tinham outra opção a não ser aceitar estas ideologias. Daí a principal originadora da II Guerra Mundial, ser a Alemanha Nazi, e a ideia da conquista do mundo e da raça superior ter espalhado a desgraça por onde haviam soldados alemães, que eram vistos como monstros, como retratam os campos de concentração dos judeus (Auschwitz e Treblinka) símbolos do Holocausto.
Havia uma aceitação pacífica de tudo o que se ouvia sem contestação porque a vida era o valor mais prezável na época, apesar de não ser o correcto, daí esta fase do século ter sido marcada pelos conflitos e pela destruição.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário