quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Conformismo


O conformismo é uma forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento ou atitudes por efeito da pressão de um determinado grupo. O respeito pelas normas é uma manifestação de conformismo, sendo condição de sobrevivência dos próprios grupos.

Nas nossas vivências pessoais já experimentámos situações por vezes desconfortáveis, na medida em que por vezes num grupo de amigos sentimos vergonha e receio em expressarmos a nossa opinião contrário á dos outros.

A importância do nosso grupo de amigos leva-nos por vezes a termos atitudes de conformismo, pelo facto de quanto mais atractivo for o grupo para nós maior é a probabilidade de nos conformarmos. A necessidade de pertença ao grupo implica, por parte do indivíduo, a adopção de comportamentos, normas e valores do grupo.

Existe a ilusão de que no grupo é invulnerável e não pode cometer grandes erros de julgamento.

É efectuada pressão sobre os membros do grupo para se conformarem com o ponto de vista da maioria, embora as pressões possam ser relativamente sbtis.

Concluindo, o conformismo é uma forma de interacção, um processo de influência inerente ao funcionamento dos grupos. Estes, para se manterem, têm de se reger por normas que devem ser aceites pelos seus membros constituintes. A uniam do grupo depende dessa aceitação, sendo, desse modo, exercidas influências e pressões nesse sentido.

Sem comentários: