quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008


“ O inconformismo pode também ser explicado pela exposição pessoal ás opiniões de uma posição de uma minoria convincente ”

O respeito pelas normas é uma das condições da coesão dos grupos sociais, sendo, por isso, o seu desrespeito objecto de crítica e de sanções. Ainda que os grupos tentem promover uma conformidade com algumas normas e regras diferentes, podem ocorrer atitudes e comportamentos inconformistas.
Podemos designar conformismo como a adopção de concepções atitudes e comportamentos que não respondem ás expectativas de um determinado grupo social. As pessoas que optam por comportamentos inconformistas podem-se tornar os chamados “marginais”.
Eu acho que o conformismo, como está escrito na afirmação, pode ser explicado pela exposição pessoal ás opiniões de uma minoria, mas para que isso aconteça é necessário que a minoria influencie a maioria. As posições desta devem ser claras, consistentes e firmes para resistirem ás pressões do conformismo. Os comportamentos que podem gerar mudanças numa determinada sociedade, acabam, geralmente, por ser integrados pelo sistema social.

Sem comentários: