terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Multiculturalismo


Comentário

Texto 1 e 2

Atendendo aos textos estudados, podemos constatar que a sociedade é um sistema de interacções e de relações das pessoas umas com as outras. Por isso, a relação interpessoal é um dos elementos essenciais do comportamento social. Outro elemento é o contexto no qual a interacção se produz. O contexto é formado sobretudo pela presença de um outro. Por último, as representações sociais têm um papel importante na atribuição de significados aos comportamentos. Então, são dimensões essenciais da vida social as relações que estabelecemos, o contexto onde elas ocorrem e os significados que lhe são atribuídos.

Ao longo da vida, temos uma série de relações dos mais diversos tipos. As relações precoces com os nossos pais e familiares mais próximos são as primárias. À medida que crescemos, outras relações tornam-se importantes. Todas estas relações envolvem interacções que influenciam a nossa qualidade de vida. Uma das punições mais devastadoras que podemos infligir a um ser humano é isolá-lo dos outros, deixando-o só.

O multiculturalismo pode desencadear uma discussão crítica sobre a educação por desenvolver um discurso que obriga a articulação dos temas educativos a partir de um ponto de vista social. As questões de poder e dominação, a forma como eles se produzem na sociedade actual no trabalho, na escola, na vida quotidiana podem ser estudadas através de uma visão crítica da concepção de multiculturalismo, como também as possibilidades de resistência à opressão.

Sem comentários: