Sermos humanos é mais do que pertencermos a uma espécie de seres com uma determinada biologia e estrutura corporal: depende da participação em contextos sociais e culturais, onde aprendemos formas de nos comportarmos.
Todos nós somos seres diferaentes e semelhantes. Ás vezes parecemos mais iguais, ás vezes mais diferentes. Não só diferem os nossos corpos como o que neles se inscreve á medida que crescemos num determinado lugar, numa determinada comunidade com as suas culturas. É mais fácil percebermos semelhanças relativamente àqueles que partilham connosco a sua vivência cultural. Os outros são diferentes: no que fazem, no que usam, na forma como pensam e sentem, na forma como se vêem no mundo e vivem nele. Mas também nos assemelhamos: todos os povos, todas as comunidades, têm cultura.
As culturas comunicam com os seus membros e com outras culturas, transformando-se mutuamente.
Compreender a forma como nascer, crescer e participar em diferentes culturas nos torna pessoas com certas características, compreender a diversidade cultural, tê-la em conta, é fundamental para que possamos perceber e reflectir sobre a realidade, sobre o que são os outros e o que somos nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário