terça-feira, 30 de outubro de 2007

Psicologia no Desporto


Papel do Psicólogo em Contextos Desportivos

Um dos valores fundamentais da Psicologia do Desporto é possibilitar formação no domínio das competências psicológicas a todos aqueles que estão envolvidos em contextos desportivos e de exercício físico, por forma a ajudá-los a atingirem os seus objectivos, sejam eles a optimização do rendimento, uma vida mais saudável ou o divertimento e satisfação provenientes da participação na actividade física (Gould, 1990).

O papel do Psicólogo em contexto desportivo estará situado genericamente dentro de um contexto de intervenção que vai desde a área da investigação, destinada a contribuir para o avanço e desenvolvimento da teoria e do conhecimento, passando pela área da formação e ensino onde diferentes módulos e temas são objecto de interacção entre o conhecimento e professores, estudantes de ciências do desporto assim como para os mais diversos agentes desportivos, até á área da consultoria em Psicologia do Desporto e da Actividade Física mais dirigida para o apoio a desportistas, equipas, treinadores, árbitros e organizações desportivas tendo em vista o desenvolvimento de competências psicológicas para a optimização do treino e do rendimento desportivo.

A intervenção do psicólogo é definida pelas necessidades de quem o procura. Neste contexto está em discussão, não apenas a existência de um serviço que se apresenta cada vez mais disponível, mas também outros factores como por exemplo a capacidade de insight (capacidade introspectiva do indivíduo), nível de expectativas entre outros.

A evolução e o crescimento devem cada vez mais ser encarados somo um trabalho conjunto entre várias áreas, nomeadamente área do exercício físico e da saúde. Neste sentido psicólogos, técnicos do treino e do exercício, nutricionistas, fisioterapeutas entre outros trabalham cada vez mais em conjunto na análise de cada caso.

in 3fitness.com

1 comentário:

Pedro Vitória disse...

Olá Fonseca

Gostei muito deste teu contributo, podes usar no teu trabalho.


Continua