- PIAGET-CONSTRUTIVISMO
* Concepção:
Demarcando-se do behaviorismo e do gestaltismo, Piaget defende que as estruturas cognitivas se constróem na interacção sujeito → meio; o modo como o indivíduo conhece e se adapta ao meio resulta de uma construção em que intervêm a maturação biológica do sujeito, a sua acção sobre o meio e as aprendizagens que desenvolve com os outros.
* Método:
Método Clinico, observação naturalista
* Processo do conhecimento:
Segundo Piaget, o nosso organismo tem um património genético que permite interagir com as diversas experiências que vão acontecendo. O desenvolvimento do conhecimento está articulado com o conhecimento biológico. O processo de desenvolvimento será um processo de construção de esquemas. Atribui ao sujeito um papel activo na construção do conhecimento considerando-se assim Piaget como construtivista. Segundo a teoria do construtivismo o desenvolvimento do conhecimento resultará de mudanças de estruturas através de mecanismos de adaptação que são a assimilação e a acomodação. O sujeito interage com a realidade/meio operando com os objectos e com os outros sujeitos. As estruturas são assim formadas na actividade e no contacto do sujeito com o meio. O conhecimento será uma resposta do ser humano aos estímulos do meio, um processo assente na capacidade humana de reagir e interagir com o meio. A interacção com o meio faz com que se construa estruturas mentais e se adquira maneiras de as fazer funcionar. A interacção do sujeito com o meio acontece através de dois processos: a organização interna/estrutura e a adaptação ao meio. A adaptação ocorre através da assimilação e da acomodação. A assimilação é o processo que permite acrescentar novos elementos aos esquemas. A acomodação é o processo que leva á modificação dos esquemas existentes.
* Teoria do desenvolvimento em Piaget:
Para Piaget o desenvolvimento ocorre em estádios que evoluem pela equilibração, na qual as crianças procuram um equilíbrio entre o que encontra nos seus ambientes/meio e as estruturas e os processos cognitivos que a levam a esse encontro. O modo de pensamento e os esquemas (estruturas mentais) existentes na criança são adequados para enfrentar e adaptar-se aos desafios do ambiente, estando assim a criança em equilíbrio.
A criança modifica os esquemas pela acomodação que consiste na mudança dos esquemas existentes para adaptá-los á nova informação os processos de assimilação e de acomodação restabelecem o equilíbrio da criança.
* Objecto da Psicologia:
Piaget vai investigar o modo como as estruturas do conhecimento e da inteligência se formam e evoluem. Um dos aspectos mais importantes da sua teoria consiste na forma como encara o sujeito, mais concretamente no modo como o sujeito conhece e se desenvolve intelectualmente.Demarca-se do behaviorismo e do gestaltismo ao atribui ao sujeito um papel activo. Enquanto os comportamentalistas consideravam o indivíduo como determinado pelos condicionalismos do meio, para os gestaltistas são as estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens. Piaget defende uma posição interaccionista: o sujeito é um elemento activo no processo do conhecimento, isto é, é um elemento decisivo nas mudanças que ocorrem nas estruturas do conhecimento, e do pensamento. Assim, o conhecimento depende da interacção entre as estruturas inatas do sujeito e os dados provenientes do meio. O mecanismo da interacção é bidireccional- o sujeito colhe do ambiente informações incorporando-as nas suas estruturas (assimilação), ao mesmo tempo que as estruturas se modificam pelo efeito das informações, dos conhecimentos encorporados (acomodação). A novidade do construtivismo reside no facto de Piaget afirmar que o sujeito tem uma actividade de elaboração do conhecimento.
Método Clínico
1 Abrange um conjunto de metodologias e técnicas diversificadas, de índole qualitativa, que pretendem estudar em profundidade um indivíduo ou assunto;
2 Surge como reacção ao método experimental, mais interessado em resultados finais quantitativos do que na analise do processo em estudo;
3 Visa a compreensão global do sujeito tendo em conta a sua personalidade como um todo;
4 O psicólogo clínico interessa-se pelo passado do sujeito, as suas perspectivas de futuro, os seus valores, as suas crenças, os seus afectos, os seus projectos;
5 Freud, numa atitude de investigador clínico, escutava, compreendia e aprendia com os seus pacientes;
6 Piaget, interessado em compreender como se desenvolvia a inteligência na criança, não fez estudos em extensas amostras. Pelo contrario, observou e analisou algumas crianças individualmente e em grupo;
7 Técnicas de observação clínica:
- O método clínico é não só um método usado na pesquisa sociológica, mas também o conjunto de intervenções do psicólogo em situações de terapia, apoio, aconselhamento e orientação psicológica. Assim, é um conceito abrangente que se aplica a uma metodologia para investigar e intervir;
É inerente a este método a intersubjectividade, na medida em que o psicólogo partilha com o sujeito os seus problemas e preocupações. Uma das condições necessárias no método clínico é a criação de um clima de empatia, segurança e compreensão entre os intervenientes;
A utilização do método clínico permite aprofundar o conhecimento de alguns conteúdos de difícil acesso, como sentimentos pessoais e pensamentos íntimos;
* No método clínico, o psicólogo, alem de adoptar determinadas atitudes, pode recorrer a varias técnicas:
Anamnese e dados biográficos – história da vida do indivíduo;
Entrevista clínica – meio de diagnóstico e de psicoterapia;
Observação clínica;
Testes, sobretudo os de personalidade. A utilização de testes estandardizados no método clínico deve ser rodeada de precauções: o sujeito não pode ser colocado nem sentir-se numa situação de exame ou julgamento. Se assim acontecesse, estaria em causa a confiança interpessoal, a atitude clínica.
João Miguel
1 comentário:
olá João
Bom trabalho, como sempre...
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