“Aceitar o ponto de vista de Piaget, portanto, provocará uma turbulenta revolução no processo escolar (o professor transforma-se numa espécie de ‘técnico de arbitragem’, perdendo o seu ar de actor no palco). (...) Quem quiser segui-lo tem de modificar, fundamentalmente, comportamentos consagrados, milenarmente (aliás, é assim que age a ciência e a pedagogia, começa a tornar-se uma arte apoiada, estritamente, nas ciências biológicas, psicológicas e sociológicas). Onde houver um professor a ‘ensinar’ numa escola...não está a acontecer o mesmo numa escola de Piaget!”
A importância de se definir os períodos de desenvolvimento da inteligência reside no facto de que, em cada um, o indivíduo adquire novos conhecimentos ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade. A compreensão deste processo é fundamental para que os professores possam também compreender com quem estão a trabalhar.
A obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didáctica específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Piaget mostra-nos que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Jean Piaget
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1 comentário:
Excelente contributo!
É muito importante compreender a distinção entre técnicas para melhorar o desempenho, incluídas numa didáctica,
e um estudo do desenvolvimento cognitivo ou da inteligência.
Foi o último aspecto que interessou a Piaget.
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